Projetos

Os projetos sociais apresentados no blog ponto do professor são frutos das parcerias das instituições:
  • Faculdade Ateneu
  • Faculdade Ieducare
  • Blog Ponto do Professor
  • Centro Alternativo de Tecnologia 
  • Instituto de Educação e Tecnologia
  • Fundação Independente de Ação Social
  • Centro Alternativo da Informação Automática
  • Programa Escola Aberta E.E.F.M Assisolina Assis Andrade

Abaixo alguns projetos realizados pelos mais de 20 voluntários e parceiros:


Arrastão Digital

O Programa Arrastão Digital é uma iniciativa do CERES, Centro de Responsabilidade Social Faculdade Ateneu. Uma equipe de voluntários passam por bairros carentes promovendo inclusão digital, cursos de aperfeiçoamento e suporte e manutenção preventiva e corretiva gratuita de computadores.  


Inclusão Livre

O Programa Inclusão Livre tem como objetivo promover inclusão digital tendo como ferramenta principal o software livre.
As aulas são ministradas sobre a plataforma Linux Ubuntu que possuí interface amigável e intuitiva.
O curso compreende fundamentos básicos do sistema, editor de texto, mensageiro instantâneo e internet.


Pais Antenados

O Projeto Pais Antenados consiste em ciclos de palestras referente aos perigos encontrados na Internet, bem como prevenção e conscientização.

No século em que vivemos é fundamental o uso do computador e da internet, contudo também se faz necessário sabermos sobre os perigos e como prevení-los. As ferramentas tecnológicas para prevenção ajudam, mas a conscientização é a única saída.

O Projeto Pais Antenados é ministrados pelo professor André Freire que é pesquisador na área de crimes de informática: pedofilia virtual.


Recligem Tecnológica

Tecnologia vem e vai, sempre há algo novo no mercado. Computadores, celulares, equipamentos eletrônicos, eles fazem parte da vida de muitos.
Depois de um certo tempo as coisas mudam e com a tecnologia não é diferente. Os equipamentos que você despreza fazem falta para muitas pessoas. Nem todo mundo pode ter um computador, celular, mp3, em fim... ainda tem gente que só ouviu falar de tecnologia.
O projeto RECITEC (Reciclagem Tecnológica) tem o objetivo de proporcionar momentos tecnológicos para pessoas que estão exclusas deste mundo por motivos financeiros.
A intenção do projeto é receber essas tecnologias que para muitos não tem importância, estejam elas funcionando ou não, e reciclá-las para que pessoas sem acesso a tecnologia possam ser inclusas.


Programa de Qualificação Profissional

O Programa de Qualificação Técnica - PRO QUALITEC atua no bairro Aribiri em parceria com a Faculdade Ateneu/Ieducare, Programa Escola Aberta e E.E.E.F.M Assisolina Assis Andrade. 
Atualmente é ofertado o curso de Qualificação Profissional em Informática que possuí duração mínima de 1 ano e 3 meses.
Após este curso, de acordo com a disponibilidade e oferta de vagas, o aluno prossegue os estudos cursando a ênfase em Tecnologia Open Source, Tecnologias Essenciais ou Formação de Professores para Laboratório de Informática.


Educação sem Fronteiras - Ambiente Virtual de Aprendizagem

O Projeto Educação sem Fronteiras tem o objetivo de promover qualificação nas mais diversas áreas para pessoas sem oportunidade de ingressar em cursos presenciais. As aulas são interativas pelo AVA - Ambiente Virtual de Aprendizagem.